top of page

A Imponência dos Leões do Sobrado dos Toledos esta sendo recuperada

Durante os trabalhos de Resgate Arqueológico realizado pela equipe da Alhambra Projetos junto as obras de restauro do Sobrado dos Toledos em Iguape-SP, foram resgatados do alto das ruínas do casarão, 2 Leões de Faiança Portuguesa.

O Leões foram produzidos por uma fabrica de louças de Portugal ainda na primeira metade do Século XIX e vieram para o Brasil especialmente para ornar a fachada do imponente casarão, encantando até mesmo o médico e viajante alemão Roberto Avê-Lallemant, que visitou a cidade em 1858 e em seus relatos descreveu a beleza dos dois leões de barro cozido e esmaltados em branco dispostos no alto de uma soberba casa de esquina. Tratava-se do Sobrado dos Toledos, a quem Avê-Lallemant atribuiu o status do que havia de mais notável na cidade a época. Expostos ao tempo, as peças começaram a se deteriorar e graças aos trabalhos de resgate da Alhambra Projetos e das mãos abeis da restauradora Adriana Vera Duarte, os Leões começam a ter sua imponência recuperada.


Nessa semana, acompanhamos um pouco dos trabalhos de laboratório que visam a restauração completa das peças, que ao término, voltarão a integrar a paisagem do centro histórico da cidade de Iguape, ocupando novamente seu lugar de destaque.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Basic Square
  • YouTube Social  Icon
bottom of page